Lideranças de Confresa participam de audiência com o Governador Taques para a cobranças de demandas

Demandas relativas às obras de manutenção das rodovias estaduais não pavimentadas situadas no Norte Araguaia foram tratadas, nesta terça-feira (21/11), durante reunião promovida sob a articulação do deputado estadual Baiano Filho, entre o governador Pedro Taques, o prefeito de Confresa, Ronio Condão e cerca de 50 vereadores da região.

Com uma pauta comum com as principais demandas das regiões Xingu e Araguaia envolvendo também Saúde e Educação, o encontro com o chefe do Executivo Estadual partiu de uma articulação do parlamentar em conjunto com a União dos Vereadores do Norte Araguaia e Xingu (UVNAX), em consonância com os demais representantes das Câmara Municipais.

O prefeito de Confresa, Ronio Condão, o vice prefeito José Pereira e os vereadores, Cristiano Rocha, Zetão, Elton da Sáude, Uasley Werneck, Polaco, Janete Bang, Lucimeire Lazara e Marli Lima, também participaram das discussões de inúmeras pautas relacionadas a saúde, infraestrutura e educação não só do municípios, mas também da região.

Considerada uma das principais vias de escoamento de grãos do eixo Araguaia/Xingu, a MT-322 (antiga BR-080) já teve grande parte dos seus 200 quilômetros de extensão recuperados nos últimos meses, entre os trechos São José do Xingu e Posto do Arnon.

“Temos uma grande preocupação com as nossas rodovias estaduais, sendo necessária sua permanente manutenção, trabalho este que já vem sendo conduzido com a liderança e coordenação do deputado estadual Baiano Filho junto à Sinfra”, enalteceu presidente da Câmara de Vereadores de São José do Xingu, Pedro Condão, ao falar em nome dos vereadores sobre as demandas na área de infraestrutura.

Conforme o representante da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) na reunião, Marco Antonio Fonseca, após a conclusão dos trabalhos na MT-322, os maquinários que hoje estão cedidos ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte Araguaia (CIDESA) deverão seguir para a MT-109, popularmente conhecida como a Estrada do Guardanapo, que liga o Distrito de Espigão do Leste à Canabrava do Norte.

Ainda sobre a MT-109, Marco Antonio informou que o projeto executivo da Estrada do Guardanapo está em fase de finalização e o projeto para a execução da ponte de concreto sobre o Rio Fontoura será entregue no mês de dezembro.
Paralela às cobranças de melhores condições de trafegabilidade das rodovias estaduais não pavimentadas, os vereadores do Araguaia/Xingu reivindicaram a conclusão das obras de pavimentação já inseridas no programa Pró-Estradas.

Dentre elas, a conclusão das obras de pavimentação da MT-413, que liga o município de Santa Terezinha à BR-158, assim como a presença do governador Pedro Taques no município prometida desde a última passagem do chefe do Executivo Estadual pela região.

Além da manutenção da rodovia MT-431, que já está sendo executada por meio de parceria com a Prefeitura de Vila Rica, com a cessão dos maquinários, uma vez que esta rodovia estadual liga o município do extremo Norte Araguaia à Santa Terezinha.

BR-158

Na oportunidade, o deputado estadual Baiano Filho compartilhou com as autoridades a boa notícia sobre o andamento no processo pró-conclusão das obras de pavimentação da BR-158.

“Depois de mais seis anos de articulação junto ao Governo Federal, realização de inúmeras manifestações e audiências públicas, comemoramos o fim da etapa mais burocrática, que são as expedições das licenças para conclusão da BR-158. Temos a convicção de em 2018, as obras já licitadas estarão aptas para recomeçar ai entraremos na etapa de mobilização de toda nossa bancada e da União para assegurar os recursos necessários para realização desta obra que simboliza a redenção do Araguaia”, comemorou Baiano.