Encontro debate Economia Solidária em Confresa

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT) com o apoio do Governo Municipal de Confresa através da Secretária Municipal da Agricultura e Meio Ambiente realizou o último Encontro Regional de Economia Solidária nesta quinta-feira (26.10) em Confresa. O evento foi direcionado aos municípios da região do Araguaia e contou com o apoio do Conselho Estadual de Economia Solidária (Cesol). O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores.

Economia solidária reúne iniciativas de projetos produtivos, coletivos, associativismo e cooperativismo, redes de produção, cooperativas de reciclagem, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, entre outras, que dinamizam as economias locais dos municípios.

Segundo o secretário da Seaf, Suelme Fernandes, o Governo tem apoiado essa importante política pública de fortalecer o associativismo e o cooperativismo, além do fortalecimento das mulheres rurais. “Durante o evento serão discutidas as tratativas sobre as metas do convênio como a elaboração do plano estadual de economia solidária”.

As ações desenvolvidas fazem parte das metas do convênio 774178/2012, já em execução firmado entre Ministério de Trabalho e Emprego e Seaf em 2012, no valor de R$ 1,9 milhões.

Além da elaboração do plano estadual da economia solidária, estão entre as metas do convênio, o fomento e assessoria técnica às entidades de apoio a empreendimentos solidários para organização de feiras populares regionais, capacitar técnicos sobre viabilidade econômica e comercialização aos empreendimentos da economia já existentes, apoiar novos empreendimentos e a criação de um fundo rotativo para a política pública.

Em Confresa o encontro foi bem avaliado pelos participantes, entre eles indígenas que também aprovaram as discussões. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está à disposição dos interessados em mais informações sobre a questão.

 

Assessoria de Imprensa 

Compartilhar