Ações intensificam orientações sobre o câncer de mama durante o Outubro Rosa em Confresa

O Governo Municipal de Confresa através da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado neste mês as ações de orientação sobre o câncer de mama, as atividades fazem parte da campanha municipal do “Outubro Rosa”, que é lembrando em todo o mundo.

Em Confresa as ações realizadas são várias, orientações, exames entre outras. No último dia 25 foi realizada uma ação conjunta de todas as unidades de saúde com vários exames voltados a saúde da mulher como a realização do auto exame de mama, CCU, teste de HIV, sífilis, hepatite e consultas.

Outra ação com foco na conscientização do Outubro Rosa, foi uma aula especial da academia da saúde, com a realização de atividades e orientações.

“Olha minha avaliação dessa aula é muito produtiva, afinal além de fazermos vários exercícios recebemos também orientações importantes sobre o câncer de mama, isso é importante para redobramos a nossa atenção” explicou Jessica Pereira, que participou da aula.

Até o próximo dia 30 a campanha segue sendo realizada, porém as unidades de saúde estão preparadas ao longo do ano para prestar esclarecimentos e realizar consultas e o auto exame.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais.

Outubro Rosa é um movimento que ocorre internacionalmente durante todo o mês de outubro. Ele tem como objetivo principal ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.