Ações de alerta marcam a realização da campanha “Setembro Amarelo” em Confresa

Diversas ações realizadas pelo Governo Municipal de Confresa marcaram a campanha “Setembro Amarelo” que foi realizada durante todo o mês com o objetivo de trazer um alerta contra o número de casos de suicídios que tem sofrido um aumento nos últimos anos.

Em Confresa a Secretaria Municipal de Saúde preparou várias ações que foram realizadas. O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo.

Um dos diferenciais da Campanha em Confresa foi a realização um teatro coordenado pelo psicólogo Luiz Antônio Vieira, que percorreu várias instituições e escolas como o Centro de Convivência da Melhor Idade, Colégio Tiradentes entre outros da rede estadual e municipal, abordando o tema em uma linguagem fácil e interativa com os participantes.

Hoje, o suicídio no Brasil já faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer e, mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte.

Quem tiver dúvidas ou esteja passando, ou conhece alguém que enfrenta o pensamento suicida pode procurar ajuda nas unidades básicas de saúde da família.