Secretaria de Saúde divulga calendário de atividades e prepara ações para 2017

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Confresa-MT divulgou o calendário de datas comemorativas e de ações e campanhas para o ano de 2017. Entre as atividades, estão campanhas de prevenção a doenças, tais como a hanseníase, Influenza, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), tuberculose, dentre outras e ainda campanhas e ações direcionadas a melhoria da qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde do município. Os trabalhos são realizados conforme o calendário do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, priorizado os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde.

No mês de Janeiro, também conhecido como “Janeiro Roxo”, mês de combate à hanseníase, foram realizadas ações de intensificação dos atendimentos voltados à esta doença, tendo em vista que o Estado de Mato Grosso é considerado um Estado endêmico, com extenso número de portadores da patologia. Durante o mês foram realizadas busca ativas de contatos de doentes já tratados, triagem e avaliação de familiares, avaliações de pacientes em tratamento, dentre outros. Durante esta campanha, foram diagnosticados 08 novos casos de hanseníase no município.

Em fevereiro foi desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde em parceria com o SAE/CTA de Confresa-MT, o projeto CarnaSaúde, onde as Unidades trabalharam em horários diferenciados para melhor atender a população. Dentre as atividades, foram realizadas palestras para prevenção de IST/Aids, distribuição de lubrificantes, preservativos masculinos e femininos, oferta de testes rápidos de hepatite B e C, Sífilis e HIV, consultas médicas e outros procedimentos.

Já o mês de março foi direcionado à saúde das mulheres, tendo em vista o dia Internacional da Mulher, nesta campanha foram ofertados atendimentos médicos direcionados às mesmas, intensificação das coletas de CCO, atendimentos em nutrição, palestras sobre câncer de colo de útero e câncer de mama, com orientações para suas prevenções e ainda, juntamente ao SAE/CTA, parceiro da Atenção Básica de Confresa, foram ofertados testes rápidos para hepatite B e C, Sífilis e HIV. Ainda neste mês, em função do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, as Unidades de Saúde juntamente à Vigilância Epidemiológica de Confresa realizaram uma semana de combate a esta patologia, mobilizando e orientaram seus usuários diante dos sintomas e do tratamento da doença, realizando também avaliações médicas e de enfermagem.

No mês de abril, a partir do dia 17, foi realizada a campanha nacional de vacinação para a influenza, onde foram promovidos pontos de vacinação em diversos locais do município, tanto na zona urbana, quanto na zona rural, esta campanha deve duração até o dia 23 de maio, para melhor atender a população. De modo a comemorar o Dia Mundial sem Tabaco, no dia 31 de maio, será realizado a campanha de controle e prevenção do tabagismo, através de palestras nas recepções das ESF, pelas equipes do CAP e NASF de Confresa, assim como consultas médicas para avaliações de tabagistas que possuem pretensão de participar dos Grupos de Tabagismos, que serão ofertados continuamente nas Unidades de Saúde. Para a promoção destes grupos, serão ofertados suporte psicológico, medicamentos, tais como gomas, adesivos e ansiolíticos, quando necessários, com o objetivo de apoias os usuários no combate ao uso do tabaco.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e ao Dia Internacional de Combate às Drogas (25/06), o mês de junho será carregado de informações para as crianças e adolescentes das escolas, com a intensificação das ações do Programa de Saúde na Escola, através de palestras diante dos temas Meio Ambiente e Uso de Drogas nas Unidades Escolares de Confresa-MT, pelos profissionais das ESF’s, NASF e CAPS.

Tendo em vista que no dia 27 de Julho de 2017 comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, será realizado uma campanha para conscientização para os profissionais da saúde, diante da importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, fortalecendo cada vez mais a saúde dos trabalhadores.

Agosto será o mês de fortalecimento das ações de conscientização da importância do aleitamento materno, através de palestras e da intensificação das consultas de pré-natal e puerpério para a população de Confresa.

O mês de setembro terá seu enfoque principal na prevenção do suicídio, principalmente entre os jovens escolares e na prevenção de doenças cardiovasculares, através de palestras e ações nas escolas e nas Unidades de Saúde.

Outubro e Novembro tem um papel importante na sociedade, pois nestes meses são realizadas as campanhas Outubro Rosa / Mês de prevenção ao câncer de mama e Novembro Azul / Mês de prevenção ao câncer de próstata, onde são trabalhados temas direcionados à saúde da mulher e do homem consecutivamente, em todos os estabelecimentos de saúde. Nestes meses serão ofertados ainda ações para a promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade e do Diabetes, assim como para o combate à violência contra as mulheres.

Findando o ano, no mês de dezembro, em resposta ao Dia Mundial da Luta contra a Aids, as Equipes de Saúde do Município, juntamente ao SAE/CTA, intensificarão as ações de combate a Aids e as IST’s, com a promoção de pontos estratégicos para a realização de testes rápidos e a distribuição de preservativos e lubrificantes.

2017 será um ano de inúmeras ações e atividades em saúde para o município de Confresa, mas vale lembrar que jamais alguma programação se faz efetiva sem a participação da população, então contamos com a participação de todos nestes momentos de prevenção e promoção em saúde.

 

Assessoria de Imprensa 

Compartilhar