Conferencia Municipal “Saúde da Mulher”

Pela primeira vez, mulheres de todos os seguimentos da sociedade participaram de palestras e debates sobre “Os desafios para integralidade com equidade na saúde da mulher”. A Conferência foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Confresa e Conselho Municipal de Saúde, no salão da Igreja de Deus no Brasil em Confresa.

Os temas foram diversos como: políticas públicas para mulheres e a participação social; o mundo do trabalho e suas conseqüências na saúde da mulher; e o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.

O secretário municipal de saúde, Itamar Pinheiro enfatizou que “não basta conhecer os direitos das mulheres, é preciso reivindicá-los, saber como usá-los, principalmente o direito a saúde.”

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sueli Barbaresco, “a participação da sociedade é muito importante nessas discussões.”

Para atingir o objetivo, foi analisada a situação atual e estabelecidas diretrizes, ou seja, caminhos para atingir desejos e necessidades expressas pela população. A Conferência contou também com a presença do prefeito Ronio Condão, que enfatizou o momento para as discussões da política de saúde e criação de estratégias para o bom funcionamento da saúde da mulher no município. “A participação é importante para que nós gestores possamos ouvir os anseios da população e avaliar o que está sendo efetuado de maneira correta, apontar e corrigir os erros e construir uma Saúde eficaz”. Destacou o prefeito.

A conferencia definiu através dos relatórios finais propostas que foram aprovadas e irão compor a conferência estadual. Na oportunidade foram eleitos dois delegados titulares e dois suplentes para a conferência estadual e nacional.