Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental realiza dia de combate ao mosquito transmissor da dengue

A secretaria de saúde juntamente com a vigilância ambiental realizou nesta última sexta-feira, 31/03, a ação “Comunidade Escolar na Luta Contra o Aedes Aegypti” na Escola Central do bairro Jardim Planalto.

Representantes das duas repartições ministraram palestras sobre o combate ao mosquito transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya o Aedes Aegypti, alertando as pessoas presentes sobre os riscos que corremos se não limpamos o nosso quintal.

Na oportunidade a secretaria de saúde também realizou a vacinação contra o HPV.

Entenda a vacina do HPV

O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso, e a sua transmissão acontece principalmente pelo contato sexual.

A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer também continua envolvendo o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.

Compartilhar

Pin It